Open Site Navigation

Vamos trazer a Suíça para as nossas instalações!

Papéis de parede e murais: elementos decorativos que também podem ser peças de mostruário.

Design de interiores na swissQprint, Kriessern, Suíça. Papéis de parede e imagens individuais em MDF decoram as paredes da sede da swissQprint em Kriessern. Os motivos: paisagens suíças, do suave ao espetacular, fotografadas exclusivamente para o efeito. A composição: meticulosamente executada por uma equipe de design. A impressão: feita por um LED Nyala.

As instalações da sede da swissQprint são arejadas e bem projetadas. O CEO Reto Eicher explica: “Há muitas paredes brancas e era óbvio que usaríamos a tecnologia de impressão digital para decorá-las”. Sua ideia: “Vamos trazer a Suíça para a casa da nossa empresa”. A equipe interna de serviços de marketing foi contratada para executar este projeto criativo em cooperação com um designer e um fotógrafo.

Fase de filmagem de 28 meses
O fotógrafo Paolo Vaccariello foi a campo várias vezes para fotografar formações rochosas, serras e paisagens. Por mais de dois anos, o aplicativo meteorológico foi o primeiro e o último que ele verificava todos os dias. De vez em quando, ele saía de casa de repente, muitas vezes em uma hora imprópria. Ou ele acamparia por dias nas montanhas para capturar os humores espetaculares da natureza.

“Às vezes, depois de horas de espera, uma janela de glória se abria apenas para fechar novamente alguns minutos depois”, relata. Consciente de que as fotos seriam posteriormente ampliadas para 9×3 metros, apenas o melhor equipamento entrou em questão: uma câmera Phase One foi sua fiel companheira durante as viagens pela Suíça. Seus 60 megapixels forneceram a resolução necessária para o uso final, pois a swissQprint produziria as imagens no modo fine art com resolução de impressão de 1080×1080 dpi.

Seleção e composição
No final, um total de 4280 fotos estavam “na lata”, que Paolo então reduziu para uma seleção final de 350 para a equipe do projeto analisar. “Não é uma tarefa fácil, dada a ótima escolha”, lembra a designer Anita Schwank. Ela ajudou a selecionar e combinar as imagens para obter o melhor efeito espacial possível. De ajuda aqui foram as visualizações dos papéis de parede, alguns dos quais cobririam completamente certas paredes, outros apenas parcialmente. Ao mesmo tempo, Anita Schwank juntou trios de imagens individuais para complementar o papel de parede ou como elementos de design independentes em salas específicas.

Papéis de parede decoram espaços comuns, corredores e escritórios na sede da swissQprint.

Produzindo os trios de imagens


Para esses trios de quadros, um marceneiro produziu painéis de MDF com bordas pretas oleadas em três formatos diferentes. Cada painel foi impresso em um LED Nyala na swissQprint e depois devolvido ao marceneiro, que adicionou uma subestrutura traseira para fazê-lo projetar-se para fora da parede. Equipado com gabaritos de montagem e planos detalhados, a equipe de marcenaria finalmente montou os quadros nos locais designados.

Produzindo os papéis de parede
Um especialista em aplicação da swissQprint preparou as imagens XXL internamente e as imprimiu em rolos de papel de parede de alta qualidade. A preparação cuidadosa era crucial para que o cabide de papel pudesse aplicar as larguras precisamente unidas. O experiente especialista explica: “Se as transições fossem de apenas 0,5 milímetro, teríamos que fazer ajustes”. Mas isso não era necessário aqui. Ele se entusiasma ainda: “Tudo foi preparado soberbamente; Eu tenho planos muito precisos.” Estes foram preparados com apenas alguns cliques pelo engenheiro de aplicação, usando o guia de montagem RIP. Foi utilizado papel de parede de alta qualidade com reforço de fibra de vidro: dimensionalmente estável e ideal para impressão direta UV. O suporte para papel confirma que também é fácil de limpar, não deixando resíduos. Mas o que mais o impressionou foi a uniformidade da impressão de ponta a ponta – e isso vindo de alguém que, depois de muitos anos de papel de parede para museus, sem dúvida já viu muitas coisas impressionantes.

Trios de imagens meticulosamente combinados impressos em painéis de MDF complementam os murais de superfície completa.

O resultado impressionante
A equipe da swissQprint está tão entusiasmada quanto a equipe do projeto e os artesãos. “O resultado é impressionante”, diz um funcionário atônito. O CEO Reto Eicher também está mais do que satisfeito: “Não apenas podemos mostrar aos hóspedes que chegam aqui algo da Suíça, mas também podemos apresentar uma ideia concreta de projeto”. A impressão direta em madeira, papel de parede e outros elementos de design de interiores é apenas uma das muitas aplicações cobertas pelas impressoras de grande formato swissQprint.

© 2021 Components Group.Todos os direitos reservados. Distribuidor exclusivo swissQprint no Brasil.

Fique por dentro das nossas novidades!

Obrigado por se inscrever.